quinta-feira, 4 de fevereiro de 2016

O último dos moicanos

Inicio o blog relatando uma das maiores falácias da nossa atual geração, recém apelidada de "nem, nem".  O sujeito estuda, se forma e não consegue colocação no mercado, ou seja, acaba sendo obrigado a fazer uma especialização,e pasmem, mesmo assim não sobra qualquer misero emprego. Quando tem, é aquela coisa boa. Quem nunca viu muitas entrevistas de empresários dizendo que sobram vagas, mas de nível especializado. Assim surge a industria de faculdades e diplomas, pós, mestrado, doutorado, e depois ... é, e depois? No final do caminho o batalhador nem trabalha e nem estuda, bonito não é mesmo? Claro, pimenta só arderá nos olhos dos outros. Por fim resta procurar outra alternativa, eu digo..emprego. Vai se atrever a empreender na crise?



                         Você achando que depois de passar a vida estudando estaria tudo bem

Estou falando da geração diploma, e NÃO "nem, nem". Quem não comprou o sonho de que se formar seria a garantia do sucesso? Todos, isso mesmo, eu disse TODOS acreditavam no diploma como meio de possuir uma carreia bem sucedida. Estavam errados? Não, só que os fatos mudam, uniesquinas surgem, e aquilo que era exceção vira regra, ocorrendo o fato de que as leis da economia e da oferta e procura não falham.É meus amigos, o sonho virou pesadelo e a macedonia virou antonia (inventei agora, sei que não fez sentido, precisa fazer?). Fazer faculdade é bom, mas não garante nada.

Dito isso, falaremos de um caso emblemático, uma alusão, por favor não me faça interpretar o texto, é seu trabalho. Estou falando do...

Último dos moicanos.  É um filme? É, mas não por isso..




Foi para cuidar dos pais, familiares, etc, ou a descoberta de uma paixão tardia ? Primeiro o sujeito era advogado, engenheiro, veterinário, etc..  Todos os dias,  vemos emprego sobrando e o salário acima da média dos médicos. Em contrapartida, as lacunas de sucesso que outras profissões carregam e, raramente, são preenchidas, moldando um horizonte cada vez mais nebuloso. Assim, notícias como advogados ou engenheiros trabalhando no uber, ou fora da área, ainda são tímidas, mas impactantes.


                                             Ganho bem, mas o plantão me deixa estressado

O motivo do texto não é criticar a remuneração, ou nível de saturação da profissão X ou Y, afinal, não é necessário, diversas notícias já demonstram isso, mas sim o discurso politicamente correto. Quem teria coragem nos tempos atuais de falar que a profissão está saturada, que falhou, ou a dificuldade de se destacar no meio de um oceano infinito, bem como o fato de se estressar por um salário igual a de um emprego sem nenhum tipo de incomodação, afinal, a geração diploma ainda não está completa, falta apenas mais um diploma para a festa.

Bem vindo à geração diploma!



É isso meus amigos, não desistam, mas procurem conhecer a realidade para enfrentar as dificuldades

Boa sorte e um Abraço


3 comentários:

  1. Bom bom cara
    Gostei do seu estilo de escrever.

    Sucesso financeiro!

    ResponderExcluir
  2. Valeu! Seu blog serve como inspiração na blogosfera

    Um abraço

    ResponderExcluir
  3. Bom texto. Eu só vejo a situação piorando: concorrência, falsidades, disputas... uma guerra urbana

    ResponderExcluir